quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Betta de cor púrpura

Betta de cor púrpura

Externarmente, criar púrpura parece ser uma simples questão de cobrir com uma capa vermelha, um betta azul. Frequentemente parece que algumas manchas de azul real tendem para púrpura/violeta, e então deveria ser só um passo pequeno para trazê-las para uma verdadeira sombra purpúrea. Porém, introduzindo vermelho em uma linha de royals normalmente somente darão ao criador azuis com excessivo vermelho desbotado, ou multicoloridos de vermelho/azul, NENHUM betta púrpura. Algumas variações de corpo púrpura/cores secundárias nas nadadeiras têm vindo à tona sob vários nomes como Gás Púrpura, Picolé Púrpura (rsrsrs), Salamandra Púrpura e o mostrado [na figura], e estes são peixes muito atraentes, mas não são, por definição um puro, Púrpura sólido.

Imagem

Teoricamente, um betta púrpura poderia ser criado fora da linha de Gás de Mostarda escolhendo dois peixes desta linha com iridescência alta no corpo e com pouco amarelo nas nadadeiras, mas estes cruzamentos demonstraram-se instáveis e deram para o criador uma maioria da cor típica visto em MG, i.e. azul, verde, e preto.

Imagem

Marcus Gutzeit na Alemanha alcançou uma tentativa de linhagem de peixe púrpura pegando um macho rosa HM de uma linha multicolor e cruzou com uma fêmea vermelha. O resultado era uma luz, púrpura de bola de goma de mascar que pode ser o primeiro passo na [direção de uma ] criação de um púrpura profundamente colorido que é o que estamos procurando.

Em nossas próprias experiências para criar um verdadeiro betta púrpura, nós começamos com um macho azul real que veio de uma ninhada de um butterfly azul, e exibia mais coloração púrpura do que a coloração azul típica. Nós o cruzamos com uma fêmea de azul/vermelha que saiu de um cruzamento de um Black Devil - Diabo Preto (preto/vermelho) - [cada nome rsrs...] e azul aço (geno melano), e o resultado foi um peixe azul violeta, muito perto de nosso ideal. Ao mesmo tempo, outra ninhada tinha sido criada [a partir] da mesma fêmea de azul/vermelha que produziu nosso macho violeta e um macho pastel rosa/azul. O que nós obtivemos disto foi um grupo de pastéis grizzled [grisalhos - são peixes esbranquiçados brilhantes multicoloridos, meio desbotados] com graus variados de debotado vermelho, algum vermelho/branco/azul, e pastéis rosados. Porém, três destes peixes tiveram um corpo púrpura distinto com nadadeiras vermelhas. A melhor destas fêmeas foi cruzada com um meio irmão dela, um macho azul violeta. A maioria deste lote [resultante] era de peixes púrpuras claros ou castanhos, mas alguns mostraram uma inovação definida em cor, como corpos e nadadeiras púrpuras. Este grupo está crescendo neste momento, e nós estamos esperando para ver ansiosamente se nós podemos conseguir que eles comecem a criar verdadeiras e maravilhosas linhagens.

Um dos mais puros e perfeitos púrpuras têm vindo de fora de uma fazenda em Bangkok chamada Minburi Betta do proprietário Sr. Chiawcharn Chaisaeng. Se todos nós empreendemos criar púrpuras tão bons quanto os do Sr. Chaisaeng, a cor poderia ser consolidada em outra linhagem de betta num instante!

Um comentário:

  1. esse peixes tem que ter muitos cuidados pois são fragios de mais mais são fofos beijos

    ResponderExcluir